terça-feira, 30 de abril de 2013

PROGRAMA 08 - 27/04/2013




O FOLE RONCOU
8ª Edição – Dia 27 de abril de 2013

REPERTÓRIO

- VOLTEI PARA O SERTÃO composição do Severino Januário, do seu LP FORRÓ ENVENENADO, de 1975.

- A SOLIDARIEDADE, versos de Zé Carlos e Ivanildo Vila Nova, registrados no cd ALMA POÉTICA de Zecarlos do Pajeu.

- CHOVEU NA MINHA ROÇA composição de GERSON FILHO gravação de 1953, parte da coletânea 20 Selecionadas TODAMERICA – Gerson Filho (solista 8 Baixos)

- BAIÃO CALADO composição de GERSON FILHO e Salvador Miceli, parte da coletânea 20 Selecionadas TODAMERICA – Gerson Filho (solista 8 Baixos)

- “DO 8 BAIXOS VEM TUDO QUE DÁ SENTIDO AO BAIÃO”, mote de Climério, improviso de Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira, dia 07 de abril de 2013.

- SACO DE OSSO composição do Edgar dos 8 Baixos, que ele gravou no seu recente cd É FESTA.

- XAROPANDO NO FORRÓ composição de JOÃO CALIXTO, gravada no seu cd JOÃO CALIXTO E SEUS 8 BAIXOS.

- DE FEIRA À PETROLINA, uma parceria de ZEZITINHO DOS 8 BAIXOS com JORGE SANTOS, gravada no seu LP SERTÃO EM FESTA, de 1979.

- CHORÃO composição de Luiz Gonzaga interpretada ao vivo por Seu BENEDITO MANOEL DOS SANTOS, acompanhado por TRUVINCA no pandeiro.

- TANGUARINA parceria de Severino Januário com José Monteiro, gravada num LP de mesmo nome, do ano de 1963.

- PROMESSA, de autoria de Miguel Lima Ferreira Filho interpretada por SEVERINO JANUÁRIO, do seu LP TANGUARINA, de 1963.

- POLCA DO CORONÉ, de Severino Januário e Coronel Narcizinho, interpretada por SEVERINO JANUÁRIO, do seu LP TANGUARINA, de 1963.


Durante o programa realizado no dia 13 de abril de 2013, em Triunfo, com a participação do mestre Truvinca, lançamos a campanha VAMOS BOTAR O FOLE PRA RONCAR, com o objetivo de localizar e cadastrar os tocadores de fole entocados pelos grotões e cidades do interior do Brasil.

O primeiro já apareceu na cidade de Flores, no sertão do Pajeu pernambucano. Seu Benedito Manoel dos Santos, tem 94 anos e guarda seu primeiro fole a cadeado, um KOCH modelo verdureira (esta marca de sanfona circulou muito no nordeste brasileiro, nos modelos verdureira e veado). Em 8 anos de pesquisa, este é o mais idoso que encontramos ainda tocando fole.

O Programa vai presenteá-lo com um outro fole, também antigo, mas em melhor estado que o Koch (comprado em 1940, antes da 2ª grande guerra). Vamos dar um Hohner, modelo beija-flor. Ele prometeu matar duas galinhas de capoeira para nosso encontro, num fim de semana próximo. A sanfona Hohner foi comprada em Caruaru, a Seu Hermínio, que tem um box na feira  ("vende, compra, aluga, empresta, faz qualquer negócio honesto"), e já está nãos mãos de Zé Lucas, afinador lá do Alto do Eucalipto (Recife), para uma revisão geral.

O FOLE RONCOU só estabeleceu uma condição a seu Benedito para ganhar a sanfona: que ele ensine seu bisneto Ângelo Daniel, (super interessado) a aprender a tocar o fole, e deixe-o para ele de herança. Daniel aparece na foto ao lado Truvinca, uma das grandes referencias de 8 baixos no Brasil, que representou o nordeste na edição do Sonora Brasil 2011-2012 / SESC, fazendo 113 shows pelo Brasil inteiro, entrevistado do programa ao vivo realizado neste dia, que fez questão de conhecer seu Benedito.

 
Seu Benedito Manoel dos Santos 
Seu Benedito procura a chave do cadeado da caixa de sua sanfona 
Truvinca acompanha Seu Benedito no pandeiro 
Truvinca e Ângelo Daniel, bisneto de Seu Benedito

Truvinca experimenta o fole de Seu Benedito

Ângelo Daniel registra tudo no seu celular





Nenhum comentário:

Postar um comentário